Ir para conteúdo

Capítulo 1 Conhecendo a Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é uma Instituição de Ensino Superior, de natureza autárquica, ligada ao Ministério da Educação (MEC), que goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Obedece ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Esta Instituição de Ensino Superior (IES) teve suas origens na década de 50, a partir de Faculdades e Escolas Superiores que existiam em Vitória, capital do Estado. Ao longo de sua existência tem buscado a excelência na educação, no ensino, na pesquisa e na formação profissional, bem como o desenvolvimento científico, tecnológico, filosófico e artístico, estruturando-se de modo a manter a sua natureza orgânica, social e comunitária. Oferece cursos de Graduação nas áreas de Artes, Biomédicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Naturais, Ciências Jurídicas e Econômicas, Educação Física, Tecnologia e Pedagogia. Ao todo, a Ufes concede títulos de nível superior em 72 diferentes áreas profissionais.

O Centro de Ciências Humanas e Naturais da Ufes, como unidade acadêmica voltada para a formação de profissionais das áreas de Humanas e da Vida, nos seus sessenta anos de funcionamento, tem contribuído decisivamente para capacitar profissionais das áreas de Biologia, Oceanografia, Geografia, Línguas e Letras, História, Ciências Sociais, Filosofia e Psicologia. Assim, tem participado na promoção de eventos em nível nacional e internacional, bem como dos debates em torno dos seus procedimentos de ensino. Dessa forma, há um esforço coletivo para gerar um desenvolvimento pleno que não se restringe apenas à ampliação de riquezas materiais, mas investe na inclusão de toda forma estética compreendida como preservação e expansão dos produtos culturais, humanísticos e naturais, imprescindíveis a qualquer projeto de inserção ativa no processo crescente de globalização econômica e cultural.

Atualmente, o Centro de Ciências Humanas e Naturais/Ufes oferece seis cursos de doutorado nas áreas de Biologia Vegetal e Biologia Animal, História, Letras, Oceanografia Ambiental e Psicologia; onze cursos de mestrado nas áreas de Biologia Vegetal, Biologia Animal, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras, Linguística, Oceanografia Ambiental, Psicologia e Psicologia Institucional; e oito cursos presenciais de graduação: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Línguas e Letras, Oceanografia e Psicologia. Cerca de 2000 (dois mil) estudantes estão matriculados regularmente na modalidade presencial.

Em 2014, oferece pela primeira vez uma turma do Curso de Licenciatura em Biologia, na modalidade EAD, em 07 polos de apoio presencial, perfazendo um total de 210 ingressantes.

1.1 Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)

A Pró-Reitoria de Graduação é responsável pela matrícula e acompanhamentodo aluno. Os documentos relativos à vida acadêmica do aluno ficam armazenados nessa Pró-Reitoria. Por meio do Portal do Aluno é possível requerer histórico escolar, atestados, matrícula. Acesso: www.prograd.ufes.br

1.2 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) é responsável pelos projetos de pesquisa da Instituição e pela implementaçãoda pós-graduação. Sua atuação está centrada no incentivo e no apoio à produção de conhecimento e à divulgação de financiamentos, bolsas e intercâmbios, no intuito de promover o desenvolvimento científico, cultural e tecnológico da sociedade. Acesso: www.prppg.ufes.br

1.3 Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável pela implementação e expansão da universidade junto à comunidade. Para tanto, nessa Pró-Reitoria são desenvolvidos processos educativos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa. É por meio da extensão que a comunidade acadêmica realiza trabalhos voltados para solucionar questões locais, regionais e nacionais. Acesso: www.proex.ufes.br

1.4 Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB)

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB/Ufes) conta com oito unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Biblioteca Setorial Ciências Agrárias, Biblioteca Setorial de Artes, Biblioteca de Educação e Biblioteca Setorial Nedtec. A Biblioteca Central é órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, e coordena todos os procedimentos técnicos do Sistema. Administrativamente, as setoriais estão vinculadas aos seus centros de ensino. O SIB/Ufes se mantém em constante processo de atualização para que sejam providas informações atualizadas e adequadas às necessidades das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da Ufes.

O acesso ao acervo do SIB é permitido tanto à comunidade universitária interna quanto à externa, isto é, está disponível para alunos, docentes e técnico-administrativos (ativos e inativos), inscritos automaticamente como usuários, o que acontece no momento da matrícula ou no estabelecimento de vínculo empregatício. Você pode consultar e retirar livros na Biblioteca Central da Ufes utilizando sua identificação estudantil. Acesso: www.bc.ufes.br

Cada polo conta com uma pequena biblioteca para apoiá-lo presencialmente em seus estudos. As obras básicas poderão ser encontradas ali. Visite-a regularmente, colaborando para sua conservação e ampliação.

Para saber mais sobre a Ufes, Pró – Reitorias e o Centro de Ciências Humanas e Naturais, acesse o site www.portal.ufes.br.

Voltar ao topo