Referências
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AFONSO, M. L. M.; ABADE, F. L. Jogos para Pensar: Educação em Direitos Humanos e Formação para a Cidadania. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto: UFOP, 2013.
ALVES DIAS, Adelaide et al. (Orgs.). Educando em direitos humanos: fundamentos educacionais. João Pessoa: UFPB, 2016.
BARROS ALMEIDA, Néri de (Org.). Os direitos humanos e as profissões: diálogos fundamentais [recurso eletrônico]. Campinas: BCCL/UNICAMP, 2021.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: De que se trata? In BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
BERGER, Peter & LÜCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1973.
BITTAR, Eduardo (Org.). Direitos humanos no Século XXI: cenários de tensão. São Paulo: ANDHEP; Brasília: SEDH, 2009.
BITTAR, Eduardo C. B. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico. In: GODOY SILVEIRA, Rosa M. et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: UFPB, 2007.
BITTAR, Eduardo. C.B. Ética, educação, cidadania e direitos humanos. Estudos filosóficos entre cosmopolitismo e responsabilidade. Barueri/São Paulo: Manole, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel; Bertrand Brasil. 1989.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio T. de N. Lamarão e Arnaldo M. da Cunha. Rev. Marina Vargas e Carla Rodrigues. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
CALAÇA, S. M.; PEQUENO, M. P.; TAVARES, A. M.; ZENAIDE, M. N.T. (Orgs.). Direitos humanos, políticas públicas e educação em e para os direitos humanos. João Pessoa: UFPB/CCTA, 2019.
CANDAU, Vera Maria et al. Educação em direitos humanos e formação de professores (as). São Paulo: Cortez, 2013.
CANDAU, Vera Maria. O que é educar em direitos humanos? In: LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (Orgs.) Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
CANDAU. V.; SACAVINO, S (Org.). Educar em Direitos Humanos, Construir Democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CARBONARI, Paulo César (Org.). Sentido filosófico dos direitos humanos: leituras do pensamento contemporâneo. Passo Fundo: IFIBE, 2006 (vol. 1); 2009 (vol. 2), 2013 (vol. 3).
CARBONARI, Paulo César et al. (Orgs.). Textos Referenciais para a Educação em Direitos Humanos. Passo Fundo: IFBE, 2013.
CARBONARI, Paulo César. Direitos Humanos: sugestões. 2. ed. rev.e ampl. Passo Fundo: IFIBE, 2014.
CARBONARI, Paulo César. Direitos Humanos: tudo a ver com a nossa vida. 2. ed. rev. Passo Fundo: Saluz, 2019.
CARBONARI, Paulo César. Sujeito de direitos humanos: questões abertas e em construção. In: GODOY SILVEIRA, Rosa Maria et al (Org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: UFPB, 2007.
CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Trad. C.R. Ramos. Petrópolis: Arara Azul, 2002.
CARVALHO, José Sérgio (Org.). Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 2004.
CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
CLAUDE, Richard P. e ANDREPOULOS, George (Orgs.). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Edusp/NEV/USP, 2007.
DUSSEL, Enrique D. Ética da Libertação na Idade da Globalização e da Exclusão. Trad. Jaime A. Clasen et al. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERNÁNDEZ BRAGA, Mónica. Pedagogías insurgentes para la educación en derechos humanos: notas vitales desde la filosofía nuestroamericana. Napoli, Potenza: La Cittá del Sole, 2020.
FLORES, Elio Chaves; GUERRA FERREIRA, Lúcia de Fátima; BARBOSA E MELO, Vilma de Lurdes (Orgs.). Educação em direitos humanos & educação para os direitos humanos. João Pessoa: UFPB, 2014.
FLORES, Joaquin Herrera. A (re)invenção dos direitos humanos. Trad. Carlos R. D. Garcia et al. Florianópolis: IDHID e Fundação Boiteux, 2009.
FLORES, Joaquin Herrera. Direitos humanos, interculturalidade e racionalidade de resistência. Revista Sequência, Florianópolis, UFSC, v. 23, n. 44, p. 9-30, 2002.
FREIRE, Paulo. Direitos Humanos e Educação Libertadora. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
GALTUNG, Johan. Direitos Humanos: uma nova perspectiva. Trad. Margarida Fernandes. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
GODOY SILVEIRA, Rosa Maria et al (Org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: UFPB, 2007.
GUERRA FERREIRA, Lúcia de Fátima et al. (Orgs.). Educando em direitos humanos: fundamentos histórico-filosóficos e político-jurídicos. João Pessoa: UFPB, 2016.
GUERRA FERREIRA, Lúcia de Fátima; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; ALVES DIAS, Adelaide (Orgs.). Direitos Humanos na Educação Superior: Subsídios para a Educação em Direitos Humanos na Pedagogia. João Pessoa: UFPB, 2010.
HINKELAMMERT, Franz. La inversión de los derechos humanos: el caso de John Locke. In: El sujeto y la ley: el retorno del sujeto reprimido. Heredia, Costa Rica: EUNA, 2003.
HINKELAMMERT, Franz. Mercado versus direitos humanos. Trad. Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2014.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
INSTITUTO PAULO FREIRE. Educação Popular e Direitos Humanos. Disponível em www.paulofreire.org/images/pdfs/livros/Cadernos_Formacao_Educacao_Popular.pdf.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/Secad/Unesco, 2009.
LEONARDI, F. G.; WAGNER, Gabriela A.; ASSUMPÇÃO, Raiane P. S. Metodologias participativas para a construção de uma educação em direitos humanos [recurso eletrônico]. São Paulo: Alameda, 2021.
LIMA, Maria Nazaré Mota de (Org). Escola Plural – a diversidade está na sala de aula. São Paulo: Cortez: UNICEF; CEAFRO, 2006.
LOURO, Guacira. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.
LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
MAGENDZO (Org.). Educacíon en Derechos Humanos: apuntes para una nueva práctica. Santiago: Corporación Nacional de Reparación y Reconciliación e PIIE, 1994.
MARINHO, Genilson. Educar em direitos humanos e formar para cidadania no ensino fundamental. São Paulo: Cortez. 2012. Vol. 1
MATUS C. Política, Planejamento e Governo. Brasília: Ipea, 1993. Tomos I e II.
MATUS, Carlos. Adeus, Senhor Presidente. Governantes Governados. São Paulo: Fundap, 1997.
MATUS, Carlos. Fundamentos do Planejamento Situacional. Trad. Elizabeth Artmann. In: RIVERA, F.J.U. Planejamento e programação em saúde: um enfoque estratégico. São Paulo: Cortez-Abrasco, 1989.
MBEMBE, Aquile. Necropolitica. Sobre el gobierno privado indirecto. Trad. E.F. Archambault. Madrid: Melusina, 2011.
MIGUEL, Luis Felipe. Dominação e Resistência. Desafios para uma política emancipatória. São Paulo: Boitempo, 2018.
MÜHL, Eldon et al. (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: aprendendo juntos a fazer processos. Passo Fundo: IFIBE, 2016.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: MEC; SECAD, 2005.
NODARI, Paulo César (Org.). Cultura de paz, direitos humanos e meio ambiente [recurso eletrônico]. Caxias do Sul: UCS, 2015. Disponível em www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-cultura-da-paz_2.pdf [CARBONARI, Paulo César. Uma compreensão dos direitos humanos: um ensaio para a afirmação do sujeito de direitos humanos, p. 134-154].
PINSKY, Jaime. As doze faces do preconceito. São Paulo: Contexto, 2009.
RIBEIRO, P. et al. (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: Discutindo práticas educativas. Rio Grande: FURG, 2007.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 48, p. 11-32, 1997.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11. ed. rev. e atual. Porto Alegre: Liv. do Advogado, 2012.
SILVA, Ainda Maria Monteiro; TAVARES, Celma (Orgs.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUZA Jr., José Geraldo; ESCRIVÃO Filho, Antônio. Para um debate teórico conceitual e político sobre os direitos humanos. Brasília: DPlácido, 2016.
SOUZA SANTOS, Boaventura de. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SOUZA SANTOS, Boaventura de. (Org.). Reconhecer para libertar. Os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SOUZA, Herbert J. de. Como se faz análise de conjuntura. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares et al (Org.). Direitos Humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: UFPB, 2008. 2 vol.