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Dicas para otimização da sua Webconferência

    Gerais

  • Peça aos participantes que usem o chat somente para interação com a temática da reunião. Assuntos diversos e conversas paralelas dificultam o trabalho do moderador em selecionar o que é mais importante.
  • Quando estiver participando da conferência de vídeo evite movimentar-se de mais. Quanto mais movimento a câmera captura, mais dados ela precisa transmitir. Isso pode fazer com que a qualidade do seu vídeo seja automaticamente reduzida pela plataforma ou até mesmo provocar a interrupção do seu sinal.
  • Caso a conexão esteja ruim para um dos participantes, fechar as câmeras diminui a quantidade de dados trocados e facilita a fluidez da reunião.
  • Se for gravar suas reuniões peça permissão aos presentes de forma expressa no chat. Coloque um enunciado e solicite que as pessoas respondam informando que estão cientes da gravação.
  • Peça aos participantes para que mantenham microfone fechado enquanto não estiverem com a palavra. Ainda que a pessoa esteja em silêncio, microfones abertos são passagem para ruídos involuntários como latidos e sirenes, por exemplo.
  • A plataforma dá diversos sinais de que você está emitindo som. Sabendo identifica-los você poderá deduzir rapidamente qual ruído e está vindo de que usuário. Use o recurso a seu favor para gerenciar melhor a sala. Todos os sinais estão indicados por setas na imagem abaixo. Quando você estiver emitindo sinal sonoro:
    - (1) Seu nome irá aparecer no canto superior esquerdo da janela de apresentação.
    - (2) A imagem da sua câmera aparecerá com um contorno azul.
    - (3) Você conseguirá enxergar o pulsar de uma auréola branca sendo emitido a partir do botão de ligar e desligar o microfone.
  • Sinais de emissão de áudio
    Figura 40. Sinais de emissão de áudio.

    Sobre seu posicionamento, local e iluminação

  • Dê preferência por usar fundos neutros, com poucos elementos visuais.
  • Confira o cenário atrás de você antes de ligar a sua câmera. Objetos ou cenas indesejadas à mostra podem causar constrangimento. Cuidado com espelhos e portas abertas.
  • Quando for participar de uma webconferência com vídeo, prepare uma fonte de luz extra, que compense a luz do ambiente, iluminando bem o seu rosto. Isso vai melhorar a qualidade da imagem emitida, facilitando a leitura labial e a qualidade do sinal.
  • Ambientes escuros devem ser evitados.
  • Evite roupas com listras finas e de cores contrastantes. Elas podem causar efeitos óticos indesejáveis ao espectador.
  • Verifique o enquadramento do seu rosto. Tente deixar a câmera o mais centralizada possível, semelhante ao que mostra a figura abaixo:
  • Evite posicionar-se em contraluz, ou seja, colocar seu corpo à frente da fonte de luz do ambiente em que você está, principalmente com relação à luz do teto do cômodo em que você se encontra.
  • Se estiver usando notebook é bastante comum que o posicionamento abaixo ocorra. Tente evitá-lo, ele deixará seu rosto em uma zona de sombra, a perspectiva da câmera nessa posição não valoriza sua imagem além de ser uma péssima posição de postura corporal, podendo causar dores nas costas se mantida por muito tempo.
    Ao invés disso, coloque seu notebook em um local mais elevado, para que ele fique no nível do seu rosto. Você pode usar uma pilha de livros para aumentar a altura da sua tela enquanto participa das chamadas de vídeo, por exemplo.
    Para melhorar ainda mais, procure se posicionar frontalmente a uma fonte de luz difusa como uma janela aberta, que ilumine amplamente seu rosto, conforme a sugestão abaixo.
  • Evite ficar em contraluz. Posicione-se próximo a uma fonte de luz grande, como uma janela.
    Figura 41. Evite ficar em contraluz. Posicione-se próximo a uma fonte de luz grande, como uma janela.

    Apresentação e exibição de vídeos

  • Devido aos elementos multimídia da plataforma como as câmeras de vídeo, o chat e a lista de usuários, a área reservada para exibição das apresentações acaba ficando reduzida. Planeje suas apresentações com pouco texto e remova o excesso de informação. Dê preferência por dividir o conteúdo em mais páginas com uma fonte de tamanho maior.
  • Experimente colocar na apresentação apenas tópicos para funcionarem como ganchos de memória e baseie o desenvolvimento do seu tema no poder da sua fala.
  • A plataforma permite a exibição de vídeos simultaneamente para todos os espectadores, mas ele deverá estar hospedado em um serviço como Youtube ou Vimeo. Não é possível fazer o upload de um vídeo como se faz com as apresentações em PDF, por exemplo.
  • Para compartilhar um vídeo a todos os espectadores você deverá estar como Apresentador da sessão, clicar no botão de + e selecionar a opção Compartilhar um vídeo externo, semelhante ao passo de Carregar uma apresentação da aula 6, e conforme a figura abaixo:
    Cole o link para o vídeo que deseja exibir.
    Figura 42. Cole o link para o vídeo que deseja exibir.
    Ao clicar nessa opção você verá a seguinte janela:
    Cole nesta caixa, o ícone da sua apresentação
    Figura 43. Cole nesta caixa, o ícone da sua apresentação.
    Neste momento você deverá colar o endereço URL do vídeo que deseja compartilhar no local indicado. Assim que clicar em Compartilhar vídeo todos os usuários presentes na reunião irão começar a assistir o vídeo simultaneamente.
  • Se você pausar o vídeo, ele pausará para todos. Se retomar o vídeo, ele será retomado para todos. A exibição está sob seu controle.
  • O aviso que a plataforma dá sobre a gravação dos vídeos externos não ser feito não vale para você! Esse aviso é apenas para quem usa o sistema de gravação interno da plataforma. Se você usar um dos sistemas de gravação de tela apresentados na aula 8 a reprodução do vídeo ficará sim registrada no seu arquivo.
  • Caso a plataforma apresente algum bug como o participante não visualizar a câmera, não emitir som ou algum outro problema a primeira atitude a se tomar é pedir para a pessoa sair e entrar novamente da sala. Isso soluciona a maior parte dos problemas técnicos.
  • Não se esqueça de encerrar a sessão quando sua reunião terminar. Para fazer isso, clique no ícone com três pontos no canto superior direito da tela e vá em Encerrar sessão, conforme figura abaixo.
Clique nos três pontos e depois em 'Encerrar sessão'
Figura 44. Clique nos três pontos e depois em "Encerrar sessão"
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