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Orientações Iniciais

  • Antes de acessar, certifique-se que o computador que você está usando tem câmera, microfone e canal de áudio funcionais.
  • Para uma boa conferência é recomendado o uso de internet a cabo (ethernet). Conexões feitas por Wifi podem ser instáveis.
  • O uso de alto-falantes pode causar microfonia e ruídos, portanto, recomenda-se o uso de fones de ouvido com microfone integrado. Certifique-se que a pinagem do fone é compatível com o seu computador, alguns aparelhos têm canais de áudio e microfone separados.
  • O navegador mais indicado para ser usado é o Google Chrome. Entretanto, caso esteja tendo problemas persistentes para habilitar áudio ou vídeo, experimente trocar de navegador para o Mozilla Firefox ou Microsoft Edge. O passo a passo apresentado neste documento é o mesmo em qualquer um deles. Para descobrir qual navegador permite uma melhor interação entre seu computador e a plataforma você deverá testá-los antes da sua conferência.
  • Usuários de computadores Apple devem evitar usar o navegador Safari. Ele costuma não lidar bem com os recursos da plataforma.
  • Se mesmo trocando de navegador ainda estiver com dificuldades de conexão dos recursos multimídia experimente entrar na conferência usando o seu aparelho celular. Todos os procedimentos são exatamente os mesmos que constam nesse material e raramente acontecem problemas.
  • A transmissão de sinais de áudio e vídeo em tempo real demandam uma conexão de banda larga, portanto, é extremamente importante que o usuário tenha disponível um sinal de boa qualidade e estável. A recomendação é uma velocidade de conexão de, no mínimo, 10mb/s. Quanto maior a velocidade, mais segura a conexão.
  • Uma conferência admite até 75 participantes, porém, somente o número máximo de 12 câmeras e microfones poderão ficar ligados simultaneamente.
  • Caso haja necessidade de mais de 12 pessoas participarem com recurso de áudio e vídeo os usuários deverão alternar entre si, desabilitando o recurso para que o próximo consiga abrir e assim sucessivamente. Entretanto, por questões de organização e fluidez da reunião, é recomendável que as pessoas deem preferência pelo uso do recurso de bate-papo para interagir e deixem ativados a menor quantidade possível de microfones por vez.
  • Em caso de instabilidade de conexão e perda de sinal, peça aos usuários para deixarem câmera e microfone desabilitados. Quanto menos dados trocados, mais a conexão será preservada. Deixe com esses recursos ligados apenas quem está na vez de falar.
  • Somente setores estratégicos da instituição conveniada à RNP têm permissão para gravação e armazenamento temporário dos arquivos de vídeo diretamente dentro da plataforma. Para registrar suas sessões recomendamos o uso de um software paralelo para gravar a tela do computador. Certifique-se de que a gravação de tela está habilitada para capturar áudio e vídeo.
  • Para facilitar a leitura deste material junto com a execução das ações experimente dividir a sua tela em dois deixando o manual em um lado e o navegador de outro. Você pode fazer isso usando as teclas de atalho no teclado “Windows + seta” (direita ou esquerda) no PDF e, em seguida, no navegador.
  • Experimente o recurso antes de começar a usá-lo efetivamente. Manipular e passear pelas ferramentas irá ajudar você a ir se ambientando com a plataforma. Será possível descobrir outras funcionalidades interessantes que podem ser bastante úteis e que vão além do abordado por este tutorial. A operação da plataforma é simples e bastante intuitiva, com a prática, não restará nenhum mistério.
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