Sobre o sistema de Conferenciaweb da RNP
Uma webconferência é uma reunião ou encontro virtual realizado pela internet através de aplicativos com possibilidade de compartilhamento de apresentações de voz, vídeo, textos e demais tipos de arquivos via web.
É importante compreender como esse sistema funciona: Se, numa situação hipotética, há 6 pessoas em uma sala, contando com você, e todos estão com seus vídeos e áudios abertos (ligados), ou seja, enviando suas imagens e voz simultaneamente, o sistema irá organizar esses sinais e os exibirá para você e para todos os presentes.
Sua conexão, então, irá receber o sinal sistematizado de tudo que está acontecendo naquela sala e continuará emitindo o seu sinal de imagem e voz. Essas duas ações conjuntas consomem parte de envio (upload), e parte da recepção (download) de sua conexão com a Internet.
Por vezes os sistemas atrasam o envio de imagem e/ou de voz, ou mesmo travam, pois têm de coordenar todas essas emissões de cada participante e emitir o devido sinal conjunto a todos os participantes, além de outros recursos como chat, compartilhamento de tela de um participante, por exemplo. Quanto mais pessoas em um ambiente, mais os recursos de áudio e vídeo serão comprimidos (reduzidos) para visualização. Quanto mais se usa o chat, mais se amplia a banda de dados que o usuário irá receber. Por vezes, é o seu equipamento que trava, pois tem de receber sinais de vídeo, áudio e texto e emitir sinais de vídeo, áudio e texto.
Os sistemas de webconferência se diferem de uma videoconferência, pois é condição de uma webconferência estar na internet. Um sistema de videoconferência pode acontecer por outras redes, como sinal de rádio, satélite, ou mesmo em uma rede semelhante com sistema de protocolo internet (IP), mas não está conectada a Internet: como é comum em sistema de vigilância com câmeras de segurança, por exemplo.A vantagem de estar na Internet é possibilitar um amplo acesso todos àqueles que utilizam a web. A desvantagem é ter pessoas com conexões e equipamentos variados, compartilhando um recurso que demanda bastante da conexão.
O ConferenciaWeb da RNP é um exemplo de plataforma de webconferência. Para se conectar e compartilhar sinais de áudio e vídeo com outras pessoas basta que você acesse o domínio do serviço usando o próprio navegador de internet. A plataforma é baseada no BigBlueButton, um sistema de conferência via web de software livre para servidores GNU / Linux e um membro afiliado da Open Source Initiative. Por oferecer diversos recursos de gerenciamento de usuários, dá um profundo controle ao moderador sobre as permissões dos participantes, tornando-a uma ferramenta bastante segura e menos propensa a sofrer invasões ou intervenções indesejadas em conferências abertas.