Prefácio
(Três tríades e uma obra obrigatória)
Jogo, design e educação a distância formam uma das tríades mais relevantes da contemporaneidade. Contudo, são raros os estudos que se aventuram a tratar desta relação e, mais raras ainda, as pessoas capacitadas para tal desafio. Entre estas, Priscilla Garone é seguramente a mais qualificada. Sua atuação ao longo dos últimos anos também segue a outra tríade que permite à autora examinar esta questão de maneira singular. Primeiro, como incansável pesquisadora, com conhecimento ímpar do estado da arte. Isso faz com que tenha não apenas propriedade para dissertar sobre os temas com que trabalha, como também uma voz expressiva entre seus pares. Segundo, como docente do Departamento de Desenho Industrial da UFES, onde certamente aprende (como todo bom educador) e generosamente compartilha seus conhecimentos com alunos, futuros designers. Terceiro, como coordenadora de diversos projetos junto ao Laboratório de Design Instrucional (LDI-Sead-UFES), um dos principais centros de referência no país.
Nesta obra o leitor encontrará, além de capítulos muito bem estruturados que abordam jogo, design, educação a distância e as relações entre estes, uma proposta para ampliar a participação de seus principais agentes: designers, professores e estudantes (eis aqui uma terceira tríade). Trata-se de um modelo tão original quanto relevante, que além de dialogar com aquilo que de melhor se pesquisou e se realizou na área, condensa todo o potencial investigativo, de atuação prática, docente e de experiência vivenciada pela autora. Além disso, o livro fornece referências e apêndices com grande riqueza e diversidade de informações para quem quiser realizar ou expandir sua própria pesquisa.
Outro grande mérito desta obra é a capacidade de, ao mesmo tempo, ser acessível ao público iniciante e extremamente instigante para pesquisadores e leitores com conhecimentos mais avançados. Resultado de toda a experiência acumulada pela autora e de uma extensa e profunda pesquisa realizada, este livro é referência obrigatória para pesquisadores, profissionais, docentes e discentes não apenas do campo do Design e da Educação, mas de todos as demais áreas que possam se valer de processos que envolvam jogos digitais ou seus elementos. O delicado momento vivido no ano de 2020, por conta da pandemia da COVID-19, faz com que esta obra se torne tão, e ainda mais, atual quanto imprescindível para um novo porvir.
Sérgio Nesteriuk